06/01/2000

Sobre o santelmo.

Eu gostaria de estar dormindo como todos supõem, mas o barulho das expedientes aves não está me permitindo gozar tal luxo. Ao que parece, Srta. Winnie foi tratar de negócios com o nativo. Nosso capitão, se não estiver dormindo, está no timão levando o barco com uma constância aceitável. Aproxima-se a hora de atracarmos e esperarmos a cheia da madrugada para que possamos atravessar a redoma com segurança e sem avarias, usando o excelente santelmo com o qual estamos equipados, que com certeza permitirá a nós abrir caminho através desta redoma, da redoma caliburana, e de volta pelas duas, sem maiores problemas.

Falando em termos dos leigos. O santelmo é um equipamento heveliano que consiste uma espécie de esporão de contato, e uma espécie de capota de couro articulada com armações de ferro que se fecha sobre o barco. Na velocidade exata e afora o calor, não há perigo em atravessar a redoma senão pequenos fragmentos cadentes de rocha e jatos quentes de água que eventualmente escapa para o raio ascendente (a parte da redoma que sobe com velocidade). Por isso a capota.

Imagino que atracaremos pela manhã. Durante o dia, tivemos uma quantidade agradável de trabalho que praticamente impediu a tripulação de se comunicar. Imagino que nossa parada infeliz em alto-mar nos forçará a estabelecer algum convívio social. Maeve, dai-me.