10/01/2000

Sobre Cargueiros e Naus Ivoirianas

Farei um pequeno resumo sobre os assuntos citados acima. (e outros)
Um cargueiro é um navio geral, não se encontra muitas variações em seus modelos, mudando pouco em cada geração (não geração de pessoas, geração de barcos), muito menos em cada nação, basicamente com um convés anplo e cheio de containers, alto e pouco armado. Talvez por ter a mesma função da primeira embarcação, feita em cédara, há muuito tempo. Mas a intenção não é uma aula de História Naval. Não que isso seja pouco interessante, mas tomaria mais tempo do que disponho, e outros que correm menos risco de morrer se encarregarão disso.
Já as Naus Encouraçadas Ivorianas, propriamente ditas, são muito mais recentes (não tanto quanto a frota Odeniana), e comumente dotadas de canhões "raiados" e de projéites em pico que variam em calibre de 8 a 12 cm. Isso significa que um navio desses bem armado pode atirar com alguma precisão numa distância de uns 7km.
Apesar de terem o mesmo porte, as duas naves são muito distintas. O formato "banheirão" de um cargueiro não tem nada a ver com a Nau de baixo bordo. Além disso, Cargueiros não são encouraçados, nem tem canhões de 120 mm em seu convés, e as Naus também não costumam ter containers em seu convés ou guidastes gigantes.
Farei também um curto comunicado ao Sr. Guerino.
Como talvez não tenha percebido ainda, o Navio que o escriba avistou não era um cargueiro. Até entenderia sua ignorância perante a navios de guerra, já que Cédara mal tem uma frota de batalha formada, muito, muito menos uma nau do tamanho de um dos tantos cargueiros que passam por seus portos poluídos. Mesmo assim, não entendo como não notou os canhões de 120mm apontados na nossa direção.
Gostaria de informar, também, que este navio já foi avistado pela atenta Srta. Winnie no primeiro terço da noite do 8º dia. Gostaria de informar, também, que esse navio é a Nau Obi, o segundo maior encouraçado Ivoireano conhecido, Responsável pelo bombardeio do Monte Vigílio, o maior massacre bélico que já houve em odenheim.
A única construção de Capela que não foi destruída pelos canhões mais precisos conhecidos na época foi a fortaleza do Monte Vigílio. Ali os pardos montaram esses canhões e detonaram tudo num raio de de 6 Km, e manteram deserto por 11 anos. Até o momento em que estouraram outras batalhas importantes para odenheim estouraram ao Norte do continente. Não havendo mais o que destruir daquele modo os pardos e subestimando nossos contingentes, pra nossa decepção, retiraram os canhões de monte Vigílio. Pouco depois, os antigos adeptos Capelinos começaram a provocar nevascas e frio muito intenso sobre o forte, o que impediria os canhões de atirar, além de matar muitos ivorianos de formas naturais e pouco suspeitas pra eles que não conheciam a área.
Esse "ataque" astuto, gradual e pouco notado se mostrou mais tarde muito importante pra minha nação, pois enquanto as Naus Obi e Biblos conduziam ingenuamente uma esquadra odeniana pra próximo do Monte Vigílio, o próprio Meredith liderou a retomada do forte e Câncer, os antigos canhões do forte, a esquadra mais bem armada de Odem no momento e o elemento supresa foram as armas que destruiram a Nau Biblos, a maior nave contruída até então.
Já delonguei mais aqui do que podia falando sobre o que poucos entendem. Finalizarei explicando o motivo de nosso "atraso" ao Exc. Sr. Guerino.
Enquanto o senhor pensava ver um cargueiro, estávamos todos muito tensos, tentando nos manter fora do alcance dos canhões de Obi, que provavelmente com pólvora caliburiana agora deve ter um alcance maior. Tenho o palpite de que eles não tem combustivel por muito mais tempo, tiveram uma viagem maior do que esperavam. Penso isso por, apesar de estarem apreensivos em avançar, pela quantidade de pólvora estocada, precisam chegar antes que o diesel acabe. Estou procurando cobertura atrás de cortinas mais densas de éter e asteróides maiores, o que os têm impedido de se movimentar. Peço ao senhor que evite se intrometer nesses assuntos enquanto eles ainda estão acontecendo. Limite-se a fazer seu relatório depois ou a chorar, como preferir. Voltando Urgentemente ao timão.
Cpt Klaas