12/01/2000

Uma Frequência Importante

Estabelecemos contato de rádio com a fragata privata Kriska (privata é uma nave fora do comando de uma esquadra) na rota Oden-Cali, e pedimos auxílio em relação ao navio Ivoireano. Ficamos sabendo que o monitor Tércia da geração Dário está de escolta nas rotas para calibur, e Kriska tentará contatar Tércia e voltar com o monitor o mais rápido o possível.
Um monitor é um encouraçado sem velas, com 3 torres duplas giratórias, 2 na proa e 1 na popa, além de 92 bocas de fogo primitivas. Vista de perto, do flanco, se confunde com uma fortaleza. Conta com tecnologia avançada da época em que Meredith instigou a industrialização em Odenheim. A geração Dário foi a pioneira em Monitores, e em navios totalmente industriais. Por isso essa geração é conhecida por ter a nescessidade de carregar toneladas de peças sobressalentes, que foram contruídas com abundância, mas sem qualidade na época.
Odenheim nunca superou Ivoire na acurácia e alcance de seus canhões, pois não conseguiu dominar a tecnologia das peças raiadas com tanta eficácia. Porém, produz projéteis bem maiores e mais destrutivos. Num confronto comum, o monitor iria ao fundo do sub-éter antes de chegar ultrapassar a distância nessessária para atirar, mas os comandos rotacionais das Naus da geração Biblos são a vapor. Suas velas não seriam rápidas o suficiente para o ágil monitor, que poderia atacar pela proa, que é o ponto onde há muito poucas peças hábeis a atirar.
Os engenheiros e físicos de odenheim acreditam que conseguiriam alcançar a perfeição das raias se obtivessem uma das peças da geração Biblos. Por isso acho tão importante correr estes riscos para parar o navio Ivoiriano.Além disso, todos à bordo receberão uma promoção generosa, especialmente o capitão, eu, que acredito que estou conseguindo deixá-los sem combustível, a srta. Winnie, que avistou a Nave, e o Sr. Finnian, que estabeleceu contato com a fragata. Pelo menos assim espero.
Cpt. Klaas, 12º de Regentes.
P.S. Peço ao Sr. Guerino que escreva uma carta endereçada à Quimera reportando nossos atos de bravura.